
No dia 26 de março, comemora-se o Dia do Cacau, o fruto que é a principal matéria-prima do nosso amado chocolate! Por isso, essa data também é conhecida como Dia do Chocolate. Portanto, para celebrar esse dia, separamos algumas curiosidades sobre a sua origem e como ele conquistou a todos desde sua descoberta. Confira!

A Origem do Cacau
Em contrapartida, o cacau, fruto do cacaueiro, é originário das florestas tropicais da América do Sul, especialmente da região amazônica. Acreditava-se que o cacau era um fruto divino (para muitos realmente é). Todavia segundo a lenda, um dos deuses da mitologia asteca, presenteou os homens com sua semente para fornecer energia. Essa associação com os deuses influenciou o botânico Carl Linnaeus, que nomeou o fruto como Theobroma cacao, que significa “alimento dos deuses”.

A Evolução do Uso do Cacau
As civilizações dos Maias e Astecas, foram pioneiras em seu cultivo, para os Astecas, o cacau era tão valioso que suas sementes serviam como moeda, substituindo ouro e prata em algumas transações. também utilizavam as sementes do cacau como ingrediente principal de bebidas, processando em uma pasta misturada com água, pimenta e farinha de milho, criando a primeira versão do chocolate de forma e sabor bem diferentes do que conhecemos atualmente. Após a dominação dos Maias pelos Astecas, a receita evoluiu com a adição de mel e especiarias, transformando-se em bebidas afrodisíacas, como a xocoatl (“água amarga”). Em 1528, os colonizadores espanhóis levaram o cacau para a Europa, onde foi adoçado e misturado com baunilha e canela. No século XVIII, o leite foi incluído na receita, e em 1765 os Estados Unidos começaram a fabricar os primeiros chocolates em barras.

Importância Econômica e Maiores Produtores
O cultivo do cacau no Brasil começou oficialmente em 1679, inicialmente no Amazonas, Bahia e Espírito Santo. Na Bahia, devido ao solo e clima favoráveis, a produção se consolidou. E atualmente, o estado é responsável por 95% do cacau brasileiro, seguido pelo Espírito Santo (3,5%) e Amazônia (1,5%). O Brasil ocupa o 6º lugar na produção mundial de cacau, junto à Nigéria, Camarões, Equador, Gana e Costa do Marfim. O cacau chega a movimentar cerca de 14 milhões no mercado brasileiro, sendo 90% da produção destinada à exportação.

Por fim, o chocolate é sempre uma experiência deliciosa. O segredo do verdadeiro sabor e da qualidade de um bom chocolate está na quantidade de cacau. Quanto mais intensos os aromas e mais apurada a qualidade dos ingredientes, maior será a percepção do sabor genuíno do chocolate. Deguste, aprecie e deixe-se levar por cada nuance que esse doce mágico pode oferecer!
Aprecie seu chocolate preferido no dia do cacau! Encontre as melhores opções no nosso site:
Loja física: Rua Bernardino D’Auria 68 São Paulo, Brasil, 02349-000